PROJETOS

Exposição Matrizes do Povo Brasileiro
No sábado, dia 19 de Novembro, organizamos uma Evento comemorativo do Dia da Consciência Negra. Com uma Exposição sobre Países do PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a Nação Guarani, destacando a Aldeia Guarani de Parelheiros - Aldeia Krukutu (A qual visitamos com os alunos). Para realizar esse Trabalho contamos com o Apoio da Senhora Valquíria Makini que nos emprestou um acervo de ARTE de Angola e Moçambique, Coordenadoria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual e Casa de Angola que nos emprestaram um Acervo Fotográfico que retrata a trajetória Histórica e a realidade atual de Angola. Parabenizamos os alunos (as) que se dedicaram para organizar o evento, bem como os Professores (as) e a Equipe Gestora.









Dando início a Semana da Árvore, realizamos nessa Segunda-Feira (19/09/2016) uma Atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Osasco. Foram plantadas 09 Mudas de Árvores da Flora Brasileira na parte externa da Unidade Escolar. A Atividade foi realizada por Alunos (as) do 9° ano do Ensino Fundamental II, sob a coordenação dos Professores (a) Marina de Ciência/Biologia e o Professor Rodrigues de História. Nossos Agradecimentos aos Colaboradores (as) da Secretaria de Meio Ambiente pela parceria













________________________________________________________  _______No dia 04 de Dezembro participamos do Encerramento da Gincana do Biodiesel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Nossa Escola foi a segunda colocada na Gincana, tendo arrecadado 570 Litros de óleo de cozinha usado e que foi destinado para a fabricação de Biodiesel. Participamos desse Projeto da Prefeitura de Osasco desde  a sua implantação e ao longo desses anos já arrecadamos mais de 2000 Litros de óleo, contribuindo assim para a despoluição dos Rios e desenvolvendo uma consciência sobre a necessidade de Preservação do Meio Ambiente. Agradecemos o convite do Secretario Municipal do Meio Ambiente Senhor Carlos Marx pelo convite e as ATP'S Lete e Carol (Representantes da Diretoria Regional de Ensino de Osasco) que prestigiaram a Premiação das Escolas e dos CRAS.                                                                                                                                 
                                                                                                          Prof. Rodrigues                               







 _______________________________________________________________

No Sábado, dia 21 de Novembro, organizamos em nossa Unidade Escolar um Trabalho de resgate das nossas raízes africanas, o Trabalho Pedagógico Multidisciplinar constou de uma série de Atividades: Exposição sobre vida e obra de uma dezena de mulheres negras (Aqualtune, Dandara, Carolina Maria de Jesus, Laudelina Campos Melo, Tereza de Benguela. Ruth Rocha, Enedina Alves Marques, Clementina de Jesus, Maria Felipa, Lélia Gonzalez, Luiza Mahin, Anastacia), vida e obra de Luis Gama e os Conjurados Baianos (Nossos Heróis Esquecidos). O trabalho contou ainda com exposição de palavras da língua portuguesa de origem africanas e literatura de cordel com temática africanas.                       O fechamento do trabalho pedagógico se deu com um Desfile in spirado em Vestimentas Africanas e com a Apresentação do Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional da Africa do Sul (tributo á Nelson Mandela) pela Banda Marcial da Escola.
Exaltamos aqui o trabalho dos Professores (a) e dos Alunos (a), um agradecimento especial a Conselheira Tutelar Valquiria Maquini que colaborou com o Trabalho trazendo objetos da Arte Macomde de Moçambique, Artesanato de Angola, Tecidos Africanos(Capulana) e em especial, nos trouxe a sua rica experiência de vida na luta pelo direitos da população afrodescendente brasileira e do seu trabalho realizado no Continente Africano. 
                     
                                É através da Educação que vamos superar a Intolerância e o Preconceito
- Prof° Rodrigues










 _______________________________________________________________ 
   Parlamento Jovem Paulista 2015                 Thais da Cruz Santos  -  Reeleita Deputada Mirim   - Partido da Natureza – Escola Estadual Professor Armando Gaban



A Jovem Thais da Cruz Santos, do Primeiro Ano do Ensino Médio                       

O Parlamento Jovem Paulista de 2015 é uma Edição Especial Comemorativa dos 180 Anos da Assembleia Legislativa, os estudantes do Estado de São Paulo (36 - mesmo número de Deputados Provinciais da época) elaboraram Projetos de Leis abordando problemas de São Paulo de 1835, data da criação da Assembleia Legislativa da Província de São Paulo. A Jovem Thais da Cruz dos Santos realizou uma ampla pesquisa sobre os problemas de São Paulo em 1835 e curiosamente descobriu que um dos problemas mais sérios de São Paulo era a falta de uma política de Preservação das Águas, o que provocava escassez e degradação das Nascentes, Córregos e Rios. Seu projeto de Lei, pelo Partido da Natureza, defendia a necessidade de uma Política de Preservação das Águas na São Paulo de 1835.  Atuarão como Orientadores: Professora Marina dos Santos Barbosa (Ciência/Biologia), Professor José Sebastião Rodrigues (Prof° Rodrigues) – História /Geografia 

 _______________________________________________________________   No Dia 08 de Outubro (Quinta-Feira) participamos de um Projeto de Pesquisa de Campo no Borboletário Municipal, localizado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga - Osasco, com os alunos (a) do Sexto Ano A (6° A). Essa Visita Monitorada integra uma Proposta Pedagógica Multidisciplinar idealizada pela Prof° Marina (Ciências e Biologia) e pelo Prof° Rodrigues (História e Geografia). Agradecemos a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco - SEMA e seus Colaboradores pela Monitoria.
Um Agradecimento Especial a Companheira Paula, que sempre prestigia os trabalhos desenvolvidos por nossa Escola.                                                                                              






________________________________________________________________




Nos 180 anos da Assembleia Legislativa, haverá 36 deputados jovens, como em 1835.   Neste ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo completa 180 anos e, em edição comemorativa, os organizadores do Parlamento Jovem Paulista projetam uma “viagem no tempo” ao ano de 1835, quando, ainda no Império, a Assembleia Legislativa da Província de São Paulo foi instalada. Nesta edição especial, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, participarão apenas estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano), somando ao todo 36 deputados jovens, número equivalente ao de parlamentares daquela época.               Neste ano, excepcionalmente, não haverá inscrições abertas a todas as escolas. Serão convidadas para integrar essa comemoração as 36 escolas que participaram de muitas edições anteriores e tiveram seus alunos diplomados como deputados jovens em pelo menos cinco edições. Essas escolas receberão, por e-mail, o Caderno de Orientações ao Educador, como também todas as informações necessárias para adequarem seus projetos àquele momento da história paulista.                                                                                           Viagem no tempo: Os participantes desta edição 2015 deverão elaborar projetos de lei que auxiliariam a população daquela época. A intenção é levar os jovens a pensar modelos de leis que poderiam ter sido apontados naquela época, mas que também fariam diferença nos dias de hoje.                                                                                                                          O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembleia Legislativa em 1999 com o objetivo de possibilitar aos jovens estudantes uma visão da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. De acordo com o diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodrigo Tritapepe, outro objetivo da próxima edição é contar um pouco da história de São Paulo (muitas vezes pouco ensinada nas escolas) e também tentar proporcionar uma viagem no tempo até 1835, forçando os jovens estudantes a pensarem nos problemas vividos pela população no século 19. E ensiná-los que nos dias atuais, da mesma forma, uma lei surge a partir de problemas vivenciados por uma sociedade.    Autora – em conjunto com o ex-deputado César Callegari – do projeto de resolução que instituiu o programa Parlamento Jovem, a deputada Célia Leão (PSDB) aprovou as inovações desta edição especial do Parlamento Jovem. Ela ainda congratula os educadores que, há anos, vêm se envolvendo com esse trabalho de iniciação na vida política. “Parabéns aos diretores, coordenadores e professores dessas escolas que, mais uma vez, trarão seus jovens a esta Casa de Leis para viverem uma experiência de cidadania e de vivência do papel do legislador como representante dos anseios da sociedade.
Mais informações sobre o Parlamento Jovem 2015 podem ser obtidas através do e-mail pjovem@al.sp.gov.br

Escolas convidadas
ü  Centro de Ensino Caminho Feliz – Santa Fe Do Sul
ü  Colégio da Policia Militar (Canindé) – São Paulo
ü  Colégio da Policia Militar (Santo Amaro) – São Paulo
ü  Colégio de Educação Básica Cooperativo – Presidente Prudente
ü  Colégio Irene Bargieri – Peruíbe
ü  Colégio Mater Amabilis Guarulhos – Guarulhos
ü  Colégio Objetivo – Santos
ü  Colégio Santa Cecília – Santos
ü  Colégio São José – Lençóis Paulista
ü  Colégio Viva Vida – São Bernardo Do Campo
ü  EE Abdalla Miguel – Tabatinga
ü  EE Anísio Jose Moreira – Mirassol
ü  EE Armel Miranda – Castilho
ü  EE Cardeal Leme – Espírito Santo Do Pinhal
ü  EE Dona Noêmia Dias Perotti – Mirandópolis
ü  EE Dr. Edgar Raimundo da Costa – Mirandópolis
ü  EE Eng. Paulo Chagas Nogueira – Embu
ü  EE João Ometto – Iracemapolis
ü  EE Jose Brandini – São João Das Duas Pontes
ü  EE Maestro Villa Lobos – Pirangi
ü  EE Manoel dos Santos – Magda
ü  EE Pedro Pedrosa – Nhandeara
ü  EE Porfírio Pimentel – Macaubal
ü EE Prof. Armando Gaban – Osasco
ü  EE Prof. Aggeo Pereira do Amaral – Sorocaba
ü  EE Prof. Armando Bellegarde – Bertioga
ü  EE Prof. Ary de Almeida Sinisgalli – Tatuí
ü  EE Prof. João Domingos Madeira – Bebedouro
ü  EE Prof. Juca Loureiro – Espírito Santo Do Pinhal
ü  EE Prof. Wolny de Carvalho Ramos – São Paulo
ü  EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni – Piacatu
ü  EE Profª Idalina Vianna Ferro – Bariri
ü  EE Profª Luiza Maria Bernardes Nory – Penapolis
ü  EE Profª Neusa Cestari Fabri – Pederneiras
ü  EE Profª Regina Valorini Vieira – Birigui
ü  Escola Cooperada Nova Geração – Birigui

______________________________________________________________
No dia 13 de Junho (Sábado) organizamos mais um Roteiro dos Bandeirantes, visitamos as Cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreuva, Itu e Porto Feliz. Refizemos um trecho inícial das Expedições Bandeirantes (Bandeiras, Monções), conhecendo o Patrimônio Artístico e Cultural, debatendo o Choque de Culturas (Nativos - Europeus), discutindo a questão ambiental e a consequente necessidade de preservação do Rio Tietê e a Reserva Florestal da Serra do Japi (Uma das nossas últimas reservas de Mata Atlântica). Foi um momento singular para ilustrarmos nossas aulas e de resgate Histórico.
 







______________________________________________________________
 No dia 11 de Junho (Quinta-Feira) desenvolvemos uma atividade em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atividade que marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente. A Educadora Paula Abreu da Secretaria organizou um trabalho enfatizando a Questão dos Resíduos Sólidos e sobre Intolerância e Desrespeito com as Diferenças (Bulling), com alunos do Ensino Médio e do 6° Ano do Ensino Fundamental II.                                                                           Esse trabalho foi acompanhado pelas PCNP's Sandra Pereira Jardim, Elenice da Silva e Neuza Lopes, da Direoria Regional de Ensino da Região de Osasco. Agradecemos o Secretário Municipal de Meio Ambiente (Carlos Marx) e a Equipe da Secretaria pela parceria.               Prof° Rodrigues 




 

______________________________________________________________
No dia 12 de Novembro participamos de uma visita Monitorada á Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia, essa atividade de campo foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Osasco e integra o Projeto Biodiesel. Nossa Escola foi a terceira colocada no Projeto, coletando 630 litros de óleo usado, o qual é destinado para a fabricação de Biodiesel.  








PARLAMENTO JOVEM 16ª EDIÇAO


Nos dia 06 e 07 de Novembro, nossa aluna Thais da Cruz Santos tomou posse como Deputada Mirim do Parlamento Jovem Paulista. Estamos honrados com sua participação no Parlamento Jovem, a participação dos Jovens na Vida Política é o Caminho para aperfeiçoarmos a nossa Democracia.
                           Parabéns Thais - Prof° Rodrigues











No Sábado, dia 07 de Junho, foi feita a exposição do Projeto "A COPA DO MUNDO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM" foi um trabalho Multidisciplinar voltado para a Pesquisa dos 32 países que disputarão a Copa e sobre as 12 Cidades Sedes. A Exposição foi o fechamento desse trabalho que teve início no Mês de Fevereiro.                                             Destacamos ainda a Arena Corinthians, Palco da Abertura da Copa, cujo trabalho contou com a inestimável colaboração do Sport Club Corinthians Paulista e da Odebrecht











No dia 19 de Abril (Sábado) realizamos mais uma Pesquisa de Campo junto as Cidades que compõem parte do Roteiro dos Bandeirantes, na sua fase II. Visitamos as cidades de Araçariguama (Museu, Mina de Ouro), Cabreuva (Estrada Velha São Paulo - Itu, Parque Estadual da Serra do Japi), Itu (Fazenda da Serra - Chocolate, Gruta, Centro Histórico, Centro Comercial) e Salto (Memorial do Rio Tietê, Parque da Usina Lavras, Estátua de Nossa Senhora de Mont Serrat). A realização desse trabalho é uma oportunidade para ilustrar os conteúdos trabalhados em Sala de Aula e promover uma maior integração com a Comunidade Escolar.










  No Dia 15 de Novembro os integrantes da Banda Marcial estiveram visitando a Comunidade Quilombola do Cafundó na Cidade de Salto de Pirapora, essa visita integra um Projeto de Pesquisa que abre as comemoração da Semana de Consciência Negra na nossa Unidade Escolar. O Projeto, coordenado pelo Professor Rodrigues de História, intitulado "QUILOMBO:UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA" tem por objetivo propiciar aos alunos (a) conhecer a História de Luta das Comunidades Quilombolas pelo seu reconhecimento, pela posse da Terra e pela preservação da sua Cultura. Esse trabalho de Campo é importante para ilustrar os conteúdos trabalhados em Sala de Aula e principalmente, para demonstrar que a História do Povo Brasileiro é uma História de Luta, que continua sendo Construída.
Em Tempo: No Encerramento da visita nos Apresentamos para a Comunidade do Cafundó





No dia 12 de Novembro participamos, com um grupo de Alunos (a), do II Fórum de Discussão sobre Alienação Parental, realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação da Prefeitura Municipal de Osasco. Foi um momento importante para conhecermos um pouco mais sobre o assunto e levar o debate sobre esse tema para a Escola.   
                                                     Prof° Rodrigues








 No dia 08 de Novembro participamos da Sessão Solene de instalação do Parlamento Jovem Paulista 2013 e da Posse da nossa Aluna Nadjanny Mesquita Ferreira, eleita Deputada Mirim. Prestigiram a Sessão Solene e a posse da jovem Parlamentar a Senhora Maria Isabel Panaro, a Professora Edna Pastore, o Professor José Sebastião Rodrigues e a Aluna Raquel Cristina Ferreira (Deputada Mirim eleita em 2012). A eleição e posse da nova deputada nos deixam orgulhosos, PARABÉNS NADJANNY, única representante da Cidade de Osasco no Parlamento Jovem Paulista 2013.











 Nossa Aluna Nadjanny Mesquita Ferreira do 1° Ano do Ensino Médio (1°H) foi escolhida para integrar o Parlamento Jovem Paulista, sendo a única representante da Cidade de Osasco. Nos dia 7 e 8 de Novembro tomará posse na Assembléia Legislativa Estadual, será a nossa sexta Deputada Mirim eleita por nossa Escola para o Parlamento Jovem Paulista.                                                                                                                                 Elegemos também uma Deputada Mirim para o Parlamento Jovem Brasileiro em 2008, somando 7 Jovens Parlamentares. É a Escola Estadual Professor Armando Gaban incentivando os Jovens a Participar da Vida Política do País.                                              
                                                                      Prof° Rodrigues




 
Na Sexta-Feira, dia 29/03/2013, desenvolvemos um trabalho de pesquisa de campo junto ao Roteiro dos Bandeirantes. Essa atividade cultural tem se constituído um momento especial de interação entre os membros da comunidade escolar (Alunos, Pais, Professores, Funcionários)











Dando continuidade ao Trabalho cuja temática é a Mulher, a Equipe permanente se reuniu para confeccionar os Convite para o Grande Evento que acontecerá no Dia 11 de Maio (Véspera do Dia das Mães), além de Mensagens que serão entregues ás mulheres nesse dia. Vamos continuar trabalhando para realizar um grande Evento





Parlamento Jovem Paulista 2012


Nossa aluna Raquel Cristina Ferreira da 7C e Integrante da Banda Marcial foi eleita Deputada Mirim - Parlamenrto Jovem Paulista 2012. É a sexta Deputada Mirim eleita pela nossa Escola. Parabéns Raquel, estamos orgulhosos
      
 Profº Rodrigues                        




Fomos até a EE Armando Gaban para saber mais sobre o projeto
"Divulgação da banda da escola", desenvolvido pelo estagiário do
Acessa Escola, Alessandro Ferreira.
Veja as ferramentas que ele utiliza para divulgar a banda marcial
da qual também faz parte.




No dia 21 de outubro estivemos com um grupo de alunos visitando a Estação de Água do Alto Cotia, como parte do nosso trabalho de orientação sobre o Uso Racional da Água. O Projeto Preservando as Águas teve inicio em 2010, sendo um Trabalho conjunto da Escola Estadual Professor Armando Gaban, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sabesp. Além do Trabalho de conscientização sobre o uso racional da Água desenvolvido pelos alunos, coletamos Óleo de cozinha usado ( neste ano arrecadamos 332 litros) que é destinado para produção de Biodiesel e divulgamos o trabalho desenvolvido pela SABESP.                                                                                                                        
                                                                                                              Profº Rodrigues






Projeto Preservando as Águas 

Estamos realizando um trabalho de conscientização sobre a necessidade de preservar nossas reservas de água potável, incentivar "Consumo Consciente", evitando o desperdício. Esse grupo de alunas(o) realizarão uma Pesquisa de Campo junto a Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia, da Sabesp. 

 

Alunos dos 2º anos do E.M. fizeram apresentação do Projeto: Sexo seguro X DSTs e Gravidez, no final da apresentação foram distribuidas camisinhas.

 

19 de junho de 2011


Estamos participando do Prêmio 7º Causos do ECA, concurso que premia Escolas que desenvolveações voltadas para o Respeito aos Direitos das Crianças e Adolescentes



 PROJETO BIODISEL - Pelo segundo ano estamos participando desse projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Osasco, em 2010 arrecadamos 410 litros de óleo usado, o qual é destinado para a fabricação de BIODIESEL. Nesse primeiro semestre já arrecadamos 200 litros e desejamos superar os números do ano passado. É os alunos(a) do Armando Gaban contrubuindo para a preservação do Meio Ambiente.



                                              AÇÃO VOLUNTÁRIA 2011
REALIZADA COM A PARCERIA DA FUNDAÇÃO BRADESCO





CURSO PROFISSIONALIZANTE DE MANICURE E PEDICURE


NOSSA BANDA MARCIAL

NOSSA BANDA MARCIAL

Visualizações